quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Identidade cultural


Apesar de serem descendentes de japoneses, muitos nipo-brasileiros são culturalmente brasileiros e muitas vezes são tratados pelos japoneses como qualquer outro estrangeiro.
Existe hoje uma grande variedade de empresas direcionadas aos brasileiros residentes no Japão. Dentre elas, redes de TV (IPC TV, Globo Internacional, Rede Record), portais web, agências de publicidade, mercados, lojas de roupas, lojas de carros, etc.
Alguns dekasseguis, sem identidade cultural e o conhecimento basico do idioma japonês, sofrem preconceito social, sendo confundidos com imigrantes asiáticos. O japonês típico acredita que todos descendentes de japoneses têm a obrigação natural de saber a língua e os costumes japoneses. Os filhos de brasileiros são, muitas vezes, isolados nas escolas japonesas por não falarem bem o idioma japonês.
Os nipo-brasileiros se sentem (e, muitas vezes, são vistos) como japoneses no Brasil. Todavia, quando imigram para o Japão, alguns percebem que são totalmente brasileiros. Surge então um forte sentimento de "identidade brasileira" na comunidade que se organiza para celebrar sua herança cultural brasileira, promovendo festas de carnavais ao som de samba e consumindo comida típica do Brasil. Muitos nipo-brasileiros fazem questão de exibir sua origem brasileira em terra japonesa.

Nenhum comentário: