quarta-feira, 12 de maio de 2010

Gifu publica panfleto para empresários que querem contratar estrangeiros

Por IPC Digital
Material mostra casos de sucesso e dá dicas para os empregadores

1Panfketo_fotogaleria_vGifu publica panfleto para empresários que querem contratar estrangeiros
Preocupado com a queda da mão-de-obra estrangeira em Gifu, o Centro de Intercâmbio Internacional de Gifu (CIF) produziu material em japonês destinado aos empresários que querem contratar trabalhadores estrangeiros.
O material entitulado “Contratação de estrangeiros que fazem as empresas crescerem” (Kaisha ga Nobiru Gaikokujin Koyoo), mostra as vantagens e os detalhes da contratação dessa mão-de-obra.
O CIF publicou cinco mil panfletos em tamanho de A4 que estão sendo distribuídos gratuitamente às empresas, prefeituras e associações internacionais da província.
Até final de março de 2010 mais de 50 mil estrangeiros estavam registrados em Gifu. Desse total, cerca de 16 mil são brasileiros. O agravamento da crise e o desemprego piorou a vida dessa população levando o governo local a produzir o material.
Como o Japão enfrenta sério problema de envelhecimento da população, o governo de Gifu acha importante pensar nos estrangeiros.
O material traz comentários de empresas que já contratam estrangeiros como “o ambiente de trabalho ficou mais divertido” ou “a presença de estrangeiros tem estimulado os funcionários de forma positiva”. Há ainda informações como “o processo da entrada (do estrangeiro) não seria complicado?”, “as instruções (de trabalho) seriam transmitidas de forma correta?”, entre outros.
O panfleto cita dois exemplos de sucesso. Um foi a contratação de dois brasileiros num posto de gasolina em Minokamo (Gifu). Houve aumento de clientes estrangeiros. O outro foi um entidade que cuida de idosos em Yokkaichi (Mie) que contratou 54 estrangeiros inclusive brasileiros atuando como assistentes de idosos, cozinheiros e motoristas.
Baixe o panfleto em japonês aqui.

Conteúdo do panfleto
- Procedimento necessário para os estrangeiros trabalharem no Japão.
- Resultado das diferenças culturais pela contratação de estrangeiros.
- “Local de trabalho multicultural” fácil de trabalhar tanto para os japoneses quanto aos estrangeiros.
- Situação de estrangeiros registrados em Gifu.

Nenhum comentário: