terça-feira, 18 de maio de 2010

Seminário ensina a buscar vagas de emprego nos classificados japoneses

Com duração de nove dias, as palestras acontecem até o dia 7 de julho
Novo seminário de apoio aos trabalhadores estrangeiros na cidade de Toyota (Aichi), vai ensinar os participantes a procurar serviços fora da fábrica através de sites e revistas de emprego em japonês. Oferecido pela NPO Torcida, o curso oferece informações sobre ofertas, reflexão sobre aptidão, escrever currículo e como se portar durante uma entrevista.
Com duração de nove dias, as palestras realizadas uma vez por semana no período de 14 de maio a 7 de julho são ministradas em japonês e português pelo palestrante Atsumi Harada, editor do classificado semanal de empregos Chance’s há cinco anos. Harada conhece o perfil do trabalhador estrangeiro, em especial o brasileiro, pois já trabalhou como representante comercial em veículos de comunicação da comunidade brasileira e intermediou a contratação de mão-de-obra estrangeira para empreiteiras.
Baseado em dados estatísticos do Hello Work, ele revela que a situação econômica aparenta ter se estabilizado, mas na verdade o desemprego continua aumentando. “Houve aumento significativo nas horas extras para quem está trabalhando, mas o período de contratação é cada vez mais curto e o salário também abaixou notavelmente. Em comparação ao mesmo período do ano passado o número de desempregados aumentou em 150 mil pessoas”, afirma.
Diz também que a concorrência por uma vaga de emprego é de 100 candidatos para 49 vagas. “A oferta em anúncios de revistas diminuiu 3,9% em relação ao final de abril de 2009, mas na internet aumentou 3%”, analisa ressaltando que o período de março a junho, é a época do ano mais difícil para os estrangeiros conseguirem trabalho já que as empresas optam por contratar os formandos das escolas. Atualmente o desemprego atinge 5% da população japonesa, mas entre os nikkeys esse número é bem superior conforme o palestrante.
A reforma da lei que regulamenta a contratação de trabalhadores terceirizados foi outro tópico do primeiro dia de curso. Harada abordou a proposta do governo e avaliou os pontos positivos e negativos, porém frisou que a mudança não está definida e será realizada de maneira gradativa com as empresas tendo o prazo de três a cinco anos de adaptação após sua aprovação.
“É uma nova opção para procurar emprego além dos anúncios em revistas e jornais brasileiros que dá mais variedade e possibilidades de escolhas”, diz Hideki Takino, 19, um dos 22 participantes e o mais jovem a freqüentar a o curso. Ele conta que achou interessante a proposta e como estava estudando japonês decidiu se matricular. Apenas um de seus amigos quis participar. “Falta interesse por parte dos jovens”, ponderou.
Ampliar as possibilidades é o intuito do ciclo de palestras da NPO Torcida que acredita que os estrangeiros precisam repensar porque estão no Japão e porque querem permanecer aqui. “Queremos ensinar para aqueles que querem ficar aqui como conseguir um trabalho mais seguro fora da fábrica que, hoje, não dá estabilidade nenhuma aos estrangeiros”, comenta a representante Kiyoue Ito. “Para os japoneses também não está fácil por isso uso o slogan: vamos sobreviver juntos”, finalizou Atsumi Harada, que nas próximas palestras vai ensinar como usar a ferramenta de busca por emprego do site do Hello Work.
As inscrições para o seminário de apoio aos estrangeiros de Toyota são gratuitas e podem ser efetuadas pelos telefones: 080-3283-2395 (em português) ou 090-6462-3867 (em japonês). As aulas são realizadas uma vez por semana no Toyota Shimin Katsudou Center (T FACE-9º andar). Há a previsão de procura de emprego para aqueles que participarão dos seminários.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: