terça-feira, 22 de junho de 2010

Embaixada lança site sobre os eventos em comemoração aos 20 anos dos brasileiros no Japão

Eventos acontecem em Tokyo, Nagoya e Hamamatsu entre os dias 30 de julho e 08 de agostoA embaixada do Brasil em Tokyo lançou um site com informações sobre os eventos que acontecem em comemoração aos 20 anos dos brasileiros no Japão. O site traz com detalhes a agenda de comemorações e atividades.
Em junho de 1990 entrou em vigor a atual lei de imigração, que abriu o mercado de trabalho do país para os descendentes de japoneses, dando início ao movimento dekassegui. Vinte anos depois o governo quer comemorar com a comunidade essa conquista que mudou o rumo das relações entre o Brasil e o Japão.
A data vem sendo lembrada pelo jornal International Press que tem entrevistado brasileiros que acompanharam a emigração. O JPTV também começa uma série em julho.
O nome do evento mudou de "Celebração dos 20 Anos da Emigração Brasileira para o Japão" para "Celebração dos 20 Anos dos Brasileiros no Japão", mas a programação permanece como o planejado.
No dia 30 de julho haverá o "Seminário sobre os 20 Anos de Emigração Brasileira no Japão", no auditório da Universidade das Nações Unidas, em Tokyo.
No dia 31 de julho, inaugura-se a Casa Experimental do Trabalhador Brasileiro, em Hamamatsu (Shizuoka), cujo o edital para a contratação de funcionários temporários já foi divulgado.
Já no dia 1 de agosto, em Nagoya (Aichi), acontece o "Dia dos Brasileiros no Japão".
E de 02 a 08 de agosto, ocorre a "Semana do Trabalhador", com mesas redondas e consultas sobre problemas trabalhistas em várias províncias.
Dois ministros de estado, dois deputados federais e autoridades da comunidade nikkei no Brasil devem vir ao Japão para as comemorações.
O presidente do Conselho Nacional de Imigração - CNIg - Paulo Sergio de Almeida deve chegar ao país nesta semana para ajudar na organização dos eventos.
A primeira-secretária Patricia Barbosa Lima Côrtes, responsável pelo setor de Comunidades, está a frente do projeto.
Para mais detalhes clique aqui.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: