quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eventos de 20 anos dos brasileiros no Japão vão reunir comunidade em três províncias

Comemorações começam na sexta-feira (30) e prosseguem até o dia 8 de agostoMesmo depois de duas décadas de brasileiros no Japão, pesquisa realizada pelos sites Pokebras e ipcdigital.com revelou que 63% dos brasileiros que estão no Japão consideram a estadia no país algo provisório e denominam-se dekasseguis. Os outros 37% consideram-se imigrantes. Os 230 brasileiros que responderam a enquete mostram que o objetivo maioria ainda é retornar ao Brasil.
Para refletir sobre aspectos como esse da comunidade brasileira no Japão, que completa 20 anos, e ainda celebrar a data, o Setor de Comunidades da Embaixada do Brasil em Tokyo organiza uma série de eventos nesta semana.
A lista inclui o seminário 20 Anos dos Brasileiros no Japão, no dia 30, em Tokyo; a abertura em caráter experimental da Casa do Trabalhador no dia 31, em Hamamatsu (Shizuoka); a Semana do Trabalhador Brasileiro, de 2 a 8 de agosto; e o Dia dos Brasileiros no Japão, no dia 1º, em Nagoya (Aichi).
Antes dos eventos, na quinta-feirta (28), o governo brasileiro e japonês assinam, em Tokyo, o esperado acordo da previdência que vai permitir que brasileiros no Japão e japoneses no Brasil somem os anos de trabalho e de contribuição à previdência.
Para a primeira secretária do Setor de Comunidades da Embaixada, Patrícia Côrtes, o principal motivo para se comemorar os 20 anos é o fato de muitos terem permanecido no Japão mesmo depois da crise e sob dificuldades.
Sobre os eventos, explica que são uma demonstração de que o governo brasileiro se preocupa com os cidadãos do país no Japão. “Essa comunidade, por muito tempo, foi muito importante para o Brasil por causa das remessas. O governo reconhece isso e se orgulha muito dela”, disse Patrícia.
Quem não for dia 1º a Nagoya pode acompanhar a transmissão ao vivo no site www.ipcdigtal.com. Uma câmera circulará pelo Port Messe e acompanhará as apresentações. O debate entre os candidatos ao CRBE (Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior), previsto para as 12h30, será transmitido na íntegra.
Mais informações clique aqui.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: