segunda-feira, 28 de março de 2011

Toyota retoma produção do Prius no Japão

Danos provocados pelo terremoto forçaram a interrupção das atividades.
Dois modelos da marca Lexus também voltam a ser fabricados.
A montadora Toyota retomou nesta segunda-feira (28) a produção de alguns de seus modelos no Japão. A volta das operações se deu duas semanas após a companhia ter suspendido as atividades em todas as suas linhas de montagem, em consequência dos danos provocados pelo terremoto seguido de tsunami no dia 11 de março.
O híbrido Prius e dois modelos Lexus com o mesmo tipo de motorização, o HS250h e o CT200h, serão os primeiros a ter a produção reiniciada. A Toyota informou que vai continuar fornecendo peças para reposição enquanto considera a possibilidade de retomar as atividades em outras fábricas no Japão.
Ainda segundo a Toyota, a produção no Japão será suspensa nesta na quarta-feira (30) durante um dia para avaliar as necessidades de suas linhas de montagem. A montadora possui 18 fábricas no país.
As fábricas de peças para reposição voltaram a operar no dia 17 de março, enquanto os trabalhos nas fábricas que produzem componentes para exportação foram retomados no dia 21.
O presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, disse que nenhuma fábrica no Japão foi atingida pelo terremoto. Foram, no entanto, os problemas logísticos, o impacto psicológico nos funcionários e o racionamento a de energia que motivaram a montadora a ficar com a produção parada.
Segundo o executivo, os fornecedores que trabalham dentro dos próprias fábricas (conhecidos como sistemistas) não foram afetados. Já os fornecedores secundários (que fornecem para os sistemistas) enfretam problemas.
Ainda de acordo com Nakanishi, a Toyota ainda está procurando soluções para voltar ao ritmo normal de produção. A montadora tem três meses de estoque no Brasil, o que segundo Nakanishi é o tempo suficiente. Ele diz, portanto, acreditar que a produção brasileira não será afetada por enquanto. "Cerca de 90% (índice de nacionalização) das peças dos carros produzidos no Brasil são de empresas brasileiras. Nós importamos o conjunto de transmissão e peças de motores", afirmou.
Fonte: G1 com inforamções do Valor OnLine e da Efe; Foto: AP

Nenhum comentário: