quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Quatro em cada 10 trabalhadores do setor privado japonês são temporários

A tendência deve se intensificar no futuro, segundo o Ministério do Trabalho, devido aos efeitos econômicos causados pela catástrofe de março e a contínua valorização do iene
Quase 40% da força de trabalho do setor privado no Japão é temporária, revelou um estudo do governo divulgado pela NHK. A pesquisa realizada no ano passado pelo Ministério do Trabalho com cerca de 10.000 instituições e empresas com cinco ou mais trabalhadores mostrou que 38,7% são temporários.

A cifra ultrapassa em quase um ponto percentual o registrado no último levantamento feito em 2007 e é o mais alto desde que o estudo começou em 1987.

Empregados temporários são mais de 72% dos funcionários em hotéis e restaurantes, e mais de 50% nas redes de cinema e pequenos negócios.

Cerca de 44% dos empregadores entrevistados disseram que contratam trabalhadores temporários pela redução dos custos salariais, enquanto mais de 27% respondeu pela diminuição dos gastos com os encargos sociais. A tendência deve se intensificar no futuro, disse o Ministério do Trabalho, devido aos efeitos econômicos causados ​​pela catástrofe de março e a contínua valorização do iene.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: