quarta-feira, 31 de julho de 2013

Toyota planeja fabricar mais de 10 milhões de veículos em 2013

Montadora quer registrar recorde na sua produção neste ano.

Toyota planeja fabricar mais de 10 milhões de veículos em 2013A companhia japonesa Toyota Motor planeja produzir aproximadamente 10,1 milhões de veículos no mundo todo durante 2013, supostamente o maior número já registrado em um único ano, informou nesta quarta-feira o jornal local "Nikkei".

A empresa quer manter as suas rápidas vendas dos modelos híbridos e aumentar as suas exportações aproveitando o iene mais fraco. A Toyota se tornaria a primeira montadora a produzir mais de 10 milhões de unidades em um ano.

Os planos de produção global do grupo Toyota, que inclui a Daihatsu e a Hino, serão divulgados oficialmente nesta sexta-feira, quando seus resultados financeiros entre abril e junho - o primeiro trimestre do ano fiscal no Japão - serão anunciados.

Segundo o jornal econômico japonês, a Toyota espera fabricar 8,9 milhões de veículos da marca matriz, dos quais 3,3 milhões serão manufaturados no Japão, 200 mil a mais que o registrado no último ano.

No entanto, a produção local, de 3,1 milhões, é menor que os 3,49 milhões de 2012, um fato que está diretamente ligado ao fim dos subsídios do governo para compra de carros ecológicos.

Anteriormente, a empresa japonesa assinalou que a alta nas vendas foi embalada pelos modelos híbridos e de luxo, como o Crown, e que a desvalorização do iene aumentou as exportações ao Oriente Médio e a outros mercados.

Em agosto passado, a Toyota anunciou planos para produzir 10,05 milhões de veículos em 2012. Mas as tensões entre Japão e China por causa das ilhas Senkaku prejudicaram as vendas chinesas e a Toyota acabou produzindo 9,9 milhões de automóveis no ano passado. As vendas na China tem demonstrado boa recuperação nos últimos tempos.

A fabricante, emblema da indústria do Japão, recuperou em 2012 a liderança mundial do setor após tê-la perdido um ano antes em consequência do devastador tsunami que afetou o nordeste do país, das inundações na Tailândia, onde conta com importantes fábricas, e a valorização do iene.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: