segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Número de trabalhadores não permanentes está aumentando no Japão

As empresas do país estão optando por mão de obra de baixo custo

Número de trabalhadores não permanentes está aumentando no JapãoO governo japonês divulgou na sexta-feira, uma pesquisa realizada recentemente que as empresas do país para cortar mais despesas não estão apostando mais nas contratações de funcionários fixos.

Segundo o resultado publicado pelo jornal Nikkei, os números de trabalhadores não-permanentes está aumentando no Japão, já que as empresas estão optando pelas contratações de baixo custo para compensar a queda da população ativa.

O Ministério do Inquérito às Forças de Trabalho mostrou que a partir de 1 º de outubro de 2012, o número de empregados não regulares, incluindo os trabalhadores a tempo parcial e contratados, subiu em 44 das 47 províncias do Japão desde o último levantamento, em 2007. Empregados em tempo integral só aumentou nas províncias de Tóquio, Chiba, Shiga, e Kumamoto.

Todas as províncias do país registraram aumento no total de trabalhadores aumentou, Okinawa registrou a maior alta com 44,5%, um aumento de 3,8 pontos. Hokkaido, Kyoto e Osaka estavam logo atrás com 42,8%, 41,8% e 41,3%. A província de Fukui mesmo subindo 2,8 pontos desde o último levantamento, marcou a menor taxa de admissão de pessoas, com 32,7%.

Como a taxa de natalidade do país esta diminuinfo e a população continua envelhecendo, o número de pessoas que ocupa a população ativa (15-64 anos), caiu em todas as províncias, exceto Tóquio e Okinawa. Mas a pesquisa também mostra um dado positivio, o emprego para pessoas acima de 65 anos o aumentou em todo o país, com destaque para Kagoshima e Ehime.

"A população trabalhadora tem sido baixa, devido a estagnação econômica", disse um funcionário do ministério, referindo-se aos efeitos da crise econômica global e ao grande terremoto de 2011 que atingiu o nordeste do Japão.

Outro dado que preocupa o governo é o número de desempregados que aumentou em 42 províncias, incluindo Tóquio, Kanagawa e Aichi, entre outros.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: