terça-feira, 28 de agosto de 2018

Japão criará agência de imigração para lidar com o fluxo de funcionários de fora do país sob novo status

Departamento de Imigração do Ministério da Justiça do Japão

Como o Japão deve abrir as portas para operários do exterior em abril próximo, o governo decidiu modernizar o Departamento de Imigração do Ministério da Justiça em uma agência para responder a um aumento esperado no trabalho, disseram fontes do governo.

O ministério pedirá 3 bilhões de ienes para criar a agência planejada, também em abril próximo, quando o Japão começar a aceitar trabalhadores estrangeiros com um novo status de residência, cujos detalhes devem ser discutidos na Assembléia neste outono.

No que poderia ser um ponto de viragem para o mercado de trabalho do Japão, o governo espera aceitar centenas de milhares de estrangeiros para empregos em campos como cuidados de enfermagem, agricultura, construção, hotelaria, construção naval, manufatura e pesca, enquanto o país enfrenta o declínio populacional e uma escassez de mão de obra.

O número de trabalhadores estrangeiros no Japão tem crescido nos últimos anos em meio a uma crise trabalhista, dobrando para um recorde de 1,28 milhão em outubro de 2017, de 680.000 em 2012, de acordo com estatísticas compiladas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Assistência Social.

Dos 1,28 milhões, os chineses compunham o maior grupo de 370.000 seguidos pelos vietnamitas e filipinos.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: