quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Novos trabalhadores estrangeiros virão de 8 países e precisarão fazer teste de idioma japonês

Sete dos oito países são Vietnã, China, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Mianmar e Camboja
Novos trabalhadores estrangeiros

O governo japonês decidiu realizar testes de idioma japonês para novos trabalhadores estrangeiros de oito países asiáticos que entrarão no Japão a partir de abril de 2019, como parte de uma nova política trabalhista, informou o jornal Mainichi nesta quarta-feira (12), citando fontes ligadas ao governo.

A aprovação no teste será um requisito para que os estrangeiros possam trabalhar no Japão sob dois novos status de residência, estabelecidos para aliviar a grave escassez de mão de obra.

Sete dos oito países são Vietnã, China, Filipinas, Indonésia, Tailândia, Mianmar e Camboja. O oitavo país ainda está em negociações com o governo japonês.

O Japão pretende assinar acordos com os governos desses países para que as informações sobre agenciadores mal-intencionados possam ser compartilhadas.

Muitos agenciadores que atuaram no programa de estágio do governo abusaram dos estrangeiros, forçando-os a pagar uma grande quantia de depósito para obter uma vaga.

O governo pretende montar um plano de apoio abrangente aos trabalhadores estrangeiros até o final de dezembro.

O pacote incluiria medidas para facilitar aos estrangeiros a abertura de contas bancárias no Japão, para que eles possam verificar o pagamento de seus salários por conta própria. Isso se deve à exigência do governo de que os empregadores paguem aos estrangeiros salários equivalentes aos dos trabalhadores japoneses.

No caso dos estagiários técnicos, eles não podem abrir contas bancárias e muitos recebem o pagamento em dinheiro.

O plano também prevê o estabelecimento de cerca de 100 centros de consulta em todas as 47 províncias do país para ajudar os trabalhadores estrangeiros a resolver problemas do cotidiano.

O projeto de revisão da Lei de Controle de Imigração e Reconhecimento de Refugiados, aprovado no Parlamento no último sábado, define dois novos vistos: um status de residência de categoria 1, para trabalhadores sem qualificação, com estadia máxima de cinco anos, e um status de categoria 2 para pessoas com especialização profissional e direito de ficar por longo tempo no país.

Na categoria 1, os estrangeiros não poderão trazer familiares. Já na categoria 2, o Japão permitirá a vinda de cônjuges e filhos dos trabalhadores.

A lei limita a entrada de até 345 mil trabalhadores estrangeiros em cinco anos, a partir de abril do ano que vem.

Os 14 setores aptos a aceitar mais trabalhadores estrangeiros incluem cuidados a idosos, limpeza predial, agricultura, pesca, fabricação de alimentos, trabalho em restaurantes, produção de maquinário industrial, construção civil, construção naval, manutenção de automóveis e hotelaria.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: