domingo, 22 de março de 2020

Economia japonesa pode despencar devido à baixa demanda, diz autoridade financeira

O país tem sido atingido pelo coronavírus mais seriamente do que o esperado
Makoto Takashima, presidente da Associação Japonesa de Banqueiros e da Sumitomo Mitsui Banking Corporation

A economia do Japão poderá despencar se o turismo e a demanda continuarem em queda, disse nesta semana o chefe do grupo de lobby do setor bancário do país, acrescentando que a economia tem sido atingida pelo coronavírus mais seriamente do que o esperado.

A observação ocorreu à medida que os mercados de ações globais despencavam devido a preocupações com o coronavírus, que causou mais de 10 mil mortes em todo o mundo.

A terceira maior economia mundial encolheu 7,1% em comparação anual entre outubro e dezembro, mostraram dados revisados no início deste mês, mais do que a queda indicada pela leitura preliminar, de 6,3%.

"A situação é muito mais séria do que eu esperava no início do ano", disse Makoto Takashima, presidente da Associação Japonesa de Banqueiros e também da Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC).

"Se especialmente o turismo e a demanda continuarem em queda e afetarem o emprego, a economia japonesa poderá despencar."

Além das quedas no mercado de ações, os preços do petróleo também recuaram, com os futuros da commodity dos Estados Unidos atingindo uma mínima de 18 anos, à medida que os governos em todo o mundo aceleravam os bloqueios para combater a pandemia de coronavírus.

Takashima alertou que os bancos japoneses precisarão se preparar para o aumento dos custos relacionados ao crédito, especialmente no setor de energia, se o preço do petróleo permanecer baixo.

Inflação baixa
O núcleo da inflação anual do Japão desacelerou em fevereiro com a queda nos preços da energia e o surto de coronavírus ofuscando as perspectivas, deixando os consumidores mais cautelosos sobre os ganhos e somando-se aos temores de que a economia possa estar entrando em recessão.

Os dados fracos foram divulgados depois que o Banco do Japão anunciou um pacote de medidas emergenciais de afrouxamento em uma tentativa de estabilizar a atividade econômica e os mercados financeiros.

O núcleo do índice de preços ao consumidor, que inclui produtos petrolíferos mas exclui os alimentos frescos, aumentou 0,6% no ano até fevereiro, mostraram dados do Ministério de Assuntos Internos e Comunicação.

O ritmo foi mais lento do que o avanço de 0,8% em janeiro e igualou a expectativa de economistas.
Fonte: Alternativa com Reuters

Nenhum comentário: