Os governos britânico e japonês estão na fase final de negociações sobre o fim das tarifas automotivas
A Honda Motor está planejando trazer de volta ao Japão parte da produção de automóveis de uma fábrica no Reino Unido que já estava para ser fechada, informou o jornal Nikkei.A Honda planeja transferir a produção de seus carros Civic, agora produzidos em uma fábrica em Swindon, para uma fábrica em Yorii (Saitama) em 2021, disse o Nikkei.
Como o Reino Unido está prestes a deixar a União Europeia, os governos britânico e japonês estão na fase final de negociações sobre o fim das tarifas automotivas em um acordo comercial.
A Honda, que aumentou a proporção de produção no exterior para reduzir o risco cambial, planeja aumentar o uso de fábricas no Japão em antecipação a um potencial acordo bilateral sobre tarifas automotivas.
A Honda já decidiu fechar a fábrica no Reino Unido em 2021 em resposta à queda da economia europeia e à saída do Reino Unido da UE.
A tarifa atual sobre veículos japoneses para países da UE é de 7,5%, mas como o Reino Unido decidiu deixar a UE, a taxa aumentaria para 10%, a menos que Tóquio e Londres cheguem a um acordo comercial.
Os governos do Japão e do Reino Unido estão tentando assinar um acordo o mais cedo possível. Se ele for alcançado, a tarifa será reduzida gradativamente para zero até 2026.
Fonte: Alternativa com Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário