quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Maior empresa de segurança do Japão adota drones com IA para trabalho de vigilância

A razão para a implementação desse tipo de equipamento é a grave falta de mão de obra no setor

drones SECOM
A empresa de segurança SECOM, a maior desse ramo no Japão, anunciou nesta quinta-feira (12) que está adotando drones com inteligência artificial (IA) para o trabalho de vigilância, em meio a uma falta de mão de obra nesse setor, informou a emissora TBS.

A SECOM planeja implementar o drone no próximo ano. Uma característica desse equipamento é que ele possui uma "IA de imagem" que aprende a reconhecer pessoas e veículos e a entender seus movimentos e padrões.

Durante a patrulha, se a IA detecta algo suspeito através da câmera, a informação é imediatamente compartilhada com a empresa e, se um operador designar o objeto como intruso, o drone pode automaticamente começar a rastreá-lo.

A razão para a implementação desse drone é a grave falta de pessoal no setor de segurança.

O envelhecimento da mão de obra e a percepção de que o trabalho é árduo fizeram a taxa de empregos disponíveis para a indústria de segurança aumentar para cerca de 7 vezes.

Para superar esse desafio, várias empresas estão buscando soluções utilizando a mais recente tecnologia, como robôs e drones.

Um executivo da SECOM mencionou que é difícil para os guardas de segurança monitorarem as câmeras continuamente e que a nova tecnologia ajudará a reduzir a carga de trabalho e a falta de concentração.

Comparado com os sistemas de segurança tradicionais que usam câmeras de vigilância e sensores de parede, a resposta do drone é mais rápida e, dependendo da situação, os guardas podem ser enviados ao local.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: