sexta-feira, 30 de abril de 2010

Desempregados pagarão seguro saúde menor

Desde o início do novo ano fiscal (1 de abril), o Kokumin Kenkoo Hoken, o Seguro Nacional de Saúde, teve seu valor de contribuição reduzido para aqueles que estão desempregados.
Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, a intenção é tranqüilizar os desempregados, assegurando o auxílio médico aos que perderam seus empregos por falência, demissão, fim de contrato, entre outros.
O desconto será de 30% sobre a renda do ano anterior, e vale para os desempregados a partir do primeiro dia em que ele passa a receber o seguro-desemprego. Caso o desempregado não consiga trabalho, o desconto termina somente no ano fiscal seguinte ao da demissão. Caso encontre um trabalho, poderá manter o desconto se continuar contribuindo para o Kokumin Hoken.
O benefício não é retroativo, mas os que já estavam desempregados também passam a ter direito ao beneficio a partir de abril.
Para ter direito, é preciso avisar a Agencia Publica de Emprego (Hello Work) e comprovar a situação na prefeitura. É necessário também verificar na prefeitura se a Câmara de Vereadores já aprovou a medida. Detalhes devem ser consultados em cada prefeitura.
Fonte: ABD com Jornal NippoBrasil

Nenhum comentário: