sexta-feira, 4 de junho de 2010

Ibaraki ganha centro de apoio aos estrangeiros

Local conta com atendentes em português e espanhol
Os brasileiros e estrangeiros residentes em Ibaraki ganharam na quarta-feira (2) uma nova unidade pública de ajuda. Foi inaugurado o Centro de Apoio aos Estrangeiros, que fica em Mitsukaido Morishita, na cidade de Joso.
O centro dará assistência aos estrangeiros de toda a região, principalmente aqueles que estão enfrentando dificuldades por causa da crise. Haverá assistência trabalhistas e às crianças que pretendem cursar ou estão cursando as escolas japonesas.
Segundo Yoshihiro Yokota, da NPO Commons, "muitas crianças deixaram de frequentar as escolas brasileiras pela dificuldade financeira dos pais e acabam indo para as escolas japonesas sem uma base da língua local. Somado a isso, problemas de identidade colaboram para que as crianças deixem de frequentar as duas escolas. Para podermos resolver esse problema escolar, temos que garantir o emprego dos pais. Assim o Centro ajudará os estrangeiros a buscarem novas oportunidades de emprego, dando assistência para aquisição de qualificações, dentre outras".
Participaram da inauguração representantes do departamento Internacional de Ibaraki, Joso, entre outras cidades.
O centro será administrado por Yokota que conta com uma funcionária japonesa, dois brasileiros e uma peruana, além de voluntários da Commons.
Endereço do Centro: Joso, Mitsukaido Morishita 4346-3, telefone 0297-50-0385. O horário de funcionamento é de segundas às sextas, das 10h às19h. Sábados das 10h às 17h. Domingos e feriados não abre.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: