sexta-feira, 23 de julho de 2010

Instituição que emprega estagiários é punida

Carga de trabalho dos estagiários estava acima do permitido por lei
O ministério do Trabalho, Saúde e Bem-estar Social aceitou o pedido do departamento da Imigração de Nagoya para que o governo punisse uma instituição que alocava de mão-de-obra de estagiários. O escritório da instituição fica em Tokyo.
Segundo o jornal Yomiuri, a instituição vinha impondo uma carga de trabalho com extras acima do permitido pelo programa e, agora, vai ter de ficar até março de 2013 sem usar esse tipo de mão-de-obra.
O pedido da Imigração teve como base a nova Lei de Imigração e de Refugiados, que entrou em vigor em julho e que protege os direitos trabalhistas dos estagiários evitando o excesso de trabalho e os baixos salários.
Os diretores da instituição eram ex-funcionários da Imigração.
De acordo com a Imigração de Nagoya, em 2009, três chineses teriam sido obrigados a trabalhar nos dias de folga em uma fábrica de Aichi. Até o momento, a instituição punida já havia trazido ao Japão cerca de quatro mil chineses.
A instituição existe desde 1969 e, em 1991, adotou o programa de trabalho para estagiários colocando-os, na maioria, em empresas de confecção.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: