terça-feira, 10 de agosto de 2010

BOJ diz que situação do emprego deve melhorar

Taxa de juro se mantém em 0,1%
O Banco do Japão (BOJ) disse na terça-feira (10) que a situação do emprego e da receita vem melhorando, apesar de continuar sendo grave. Segundo o banco, a recuperação japonesa está induzida pela melhora das condições econômicas no exterior, o que ajudou a um aumento das exportações e a produção.
Em comunicado, o BOJ decidiu ainda manter as taxas de juros no baixíssimo nível de 0,1%, adotado desde o final de 2008, e também sua avaliação da economia japonesa.
Ao término de sua reunião mensal de dois dias, os diretores do banco acreditam que a economia japonesa "mostra novos sinais de moderada recuperação", a mesma avaliação feita mês passado.
O BOJ afirma que a deflação, um dos problemas mais graves para a economia do país, deve retroceder um pouco graças à melhora da demanda. E reconheceu "que a economia enfrenta o crítico desafio de superar a deflação e retornar ao caminho do crescimento sustentado com estabilidade de preços".
Também advertiu que há riscos associados a um rápido crescimento das economias emergentes e economias exportadoras de matérias-primas, assim como pelos eventos financeiros internacionais.
Em sua reunião de julho, o banco central japonês revisou para cima sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no ano fiscal 2010 até 2,6%, contra 1,8% que projetava em abril.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: