sábado, 4 de setembro de 2010

Aumenta procura por curso de empilhadeira e tamakake

Qualificação ajuda na hora de concorrer a uma vaga no setor
A procura por cursos de empilhadeira e tamakake (preparo e içamento de cargas) está em alta devido ao aumento da demanda por essa qualificação. É o que afirma Kenji Osawa, proprietário do NKC (Centro de Capacitação Profissional), empresa em Ebina (Kanagawa) que oferece qualificação a estrangeiros.
O número de trabalhadores estrangeiros sem qualificação adequada na construção civil e em fábricas no Japão é grande, o que aumenta a possibilidade de ocorrência de acidentes de trabalho.
Esta realidade levou o empresário japonês a abrir a empresa. “O trabalhador que possui capacitação reduz a chance de acidentes e tem mais oportunidades no mercado de trabalho”.
Osawa alerta para o fato de algumas empresas permitirem aos trabalhadores exercerem tarefas para as quais não estão habilitados, como soldar, operar empilhadeiras ou guindaste, tamakake, dentre outras. "Nesses casos, o Seguro contra Acidentes de Trabalho pode não ser pago", diz.
Para atender a crescente procura por qualificação, Osawa fundou o NKC (Centro de Capacitação Profissional), que há dois anos e meio oferece cursos a estrangeiros. Sua experiência anterior como tradutor em empreiteira, cargo que ocupava desde 1993 quando retornou ao Japão depois de 33 anos como imigrante no Brasil, foi o que o levou a abrir a empresa. "Meu trabalho era levar os brasileiros para vários cursos. Mas, por causa do idioma, muitos não aprendiam nada", conta.
Os formados recebem uma carteira válida em todo o Japão. Quase três mil estrangeiros já concluíram cursos no NKC. “Para frequentar, o candidato precisa entender um pouco de japonês. Mas temos apostilas em português e espanhol”, diz.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: