Empresas transformam veículos movido a gasolina em modelos ecológicos
O mercado de carros elétricos ainda não oferece grande variedade de modelos. Teoricamente, porém, já é possível equipar qualquer veículo convencional com motores elétricos. Existem diversas empresas e grupos no Japão que oferecem o serviço para converter os carros movidos a gasolina para elétricos, com o intuito de promover o uso dessa tecnologia e reduzir a emissão de gases poluentes.
A empresa de consultoria Hyakkado entrou nesse ramo em julho deste ano, lançando o projeto EV Factory&Market100Zero. O serviço da empresa, que transforma os carros a gasolina em modelos elétricos, custa a partir de ¥ 1,3 milhão.
A reforma é simples. Basicamente, basta retirar o motor e o tanque do combustível do carro movido a gasolina e colocar o motor elétrico e a bateria no lugar deles. Para conter os custos, os veículos convertidos são equipados com bateria de chumbo-ácido, e não com a de lítio, utilizada nos últimos modelos de carros elétricos.
A autonomia é de 45 km e a velocidade máxima, de 70 km/h. Por essas limitações, a reforma é recomendada para miniveículos (keijidoosha, de até 660 cc), utilizados para fazer percursos curtos.
Os carros convertidos podem ser conectados na tomada doméstica. Caso recarregue a bateria durante a noite, o custo de abastecimento será de ¥ 1 por quilômetro, segundo a empresa.
O plano inicial da Hyakkado é converter 15 unidades mensalmente e depois elevar essa capacidade para 100 no verão do ano que vem.
O JP (Japan Post), empresa de serviços postais do país, utiliza cerca de 50 veículos elétricos em caráter experimental. Entre esses modelos, há três vans convertidas para elétricas pela fabricante Zero Sports, de Kakamigahara (Gifu), que são usadas para coleta e distribuição de correspondênias e encomendas.
Para o ano que vem, o JP planeja adquirir mais 1.030 unidades desse modelo. O número representa um terço do total de carros para serviço de coleta e entrega que a empresa
renovará em 2011.
Os veículos convertidos pela Zero Sports são baseados num modelo leve da Subaru e trazem motor elétrico e bateria de lítio no lugar do motor a gasolina e tanque de combustível. Além disso, possuem painel solar instalado no teto. A bateria pode ser recarregada 160 km. O preço do carro não foi revelado pela fabricante.
A montadora Tajima Sports, de Iwata (Shizuoka), é outra empresa que vem apostando na tecnologia para converter carros convencionais para elétricos. Com o kit desenvolvido pela
empresa, um Alto, da Suzuki, por exemplo, pode ser transformado em um veículo elétrico equipado com bateria de lítio que apresenta autonomia de 150 km.
Os clientes que quiserem baixar o custo, podem optar pela bateria de chumbo-ácido. Nesse caso, o carro terá autonomia de 25 km.
Os veículos convertidos para elétricos podem ser utilizados legalmente nas estradas desde que atendam o padrão de segurança exigido para os carros convencionais. Mas ainda não existem normas que regulamentem a produção desse tipo de veículo. O Ministério do Território, Infraestrutura, Transportes e Turismo estuda criá-las para prevenir acidentes.
Fonte: IPC Digital
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