quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TSE amplia locais de votação no Japão

Além do título de eleitor, o cidadão vai precisar de mais um documento brasileiro com foto para votar
As eleições presidenciais de outubro terão novos locais de votação além dos consulados do Brasil em Nagoya (Aichi), Hamamatsu (Shizuoka) e Tokyo.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatou o pedido dos postos diplomáticos para a abertura de novas seções eleitorais em Takaoka (Toyama), Toyohashi (Aichi), Suzuka (Mie), Joso (Ibaraki), Oizumi (Gunma) e Ueda (Nagano). O número de províncias aonde os 12 mil brasileiros aptos a votar poderão se dirigir no dia subiu para oito.
No exterior, os brasileiros poderão votar apenas para presidente. O primeiro turno acontece dia 3 de outubro, das 8h às 17h. Caso haja segundo turno, a votação será no dia 31 de outubro.
Segundo Sérgio Ramos, vice-cônsul em Nagoya, além do título de eleitor, o brasileiro deve chegar ao local de votação munido de outrodocumento brasileiro com fotografia, como a carteira de identidade, o passaporte ou a carteira de motorista. “É uma exigência do TSE”, lembra.
Na jurisdição do consulado de Nagoya, a seção 420 fica em Suzuka (Mie), na escola Alegria de Saber. No local, há 201 eleitores registrados. A seção 422 é a de Toyohashi (Aichi), com 276 votantes. Takaoka (Toyama) é a seção 424 e tem 38 eleitores.
Em Nagoya, existem 14 seções, de 268 a 281. No primeiro andar do prédio do consulado estão as seções de 268 a 274. As restantes ficam dentro das dependências do posto diplomático. Nos dois locais, votarão 5.225 brasileiros. O número total de eleitores nesta jurisdição é de 5.740.
Já na jurisdição do consulado de Tokyo, o número de eleitores chega a 5.901. Gustavo Sachs, vice-cônsul em Tokyo, alerta os que querem pedir a segunda via do título para fazê-lo o mais breve possível. “O documento pode demorar a chegar”, diz.
Na jurisdição de Tokyo, as seções 327, 328, 329, 330 e 617 estão em Oizumi (Gunma) na escola Gente Miúda, onde votam 717 eleitores. Em Joso (Ibaraki) e Ueda (Nagano), os eleitores devem se dirigir às subagências do Banco do Brasil. Os dois locais somam 2.293 eleitores.
Em Tokyo, as eleições acontecem no consulado, onde estarão as seções 429 a 434 e 512, com 2.891 eleitores.
Na jurisdição de Hamamatsu (Shizuoka), estão aptos a votar 595 brasileiros.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: