segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Governo propõe monitorar situação de trabalho dos nikkeis

Terceiro ponto do documento do Conselho do gabinete do primeiro-ministro aborda o trabalho dos nikkeis no país
O governo japonês pretende monitorar a contratação de nikkeis a fim de garantir boas condições de trabalho com higiene e segurança para esses trabalhadores.
"Para ter um trabalho estável" é o terceiro é dos cinco pontos prioritários das Diretrizes Básicas para os Nikkeis Residentes no Japão, documento divulgado pelo governo japonês no final de agosto e que trata de medidas para integrar e atender os nikkeis e seus familiares em território japonês.
"Para ter um trabalho estável" aborda temas como profissionalização, contratação legal e aposentadoria, dentre outros pontos.
Segundo o Conselho para Promoção de Medidas aos Nikkeis, órgão ligado ao gabinete do primeiro-ministro, com o objetivo de estimular o emprego estável para os nikkeis, o governo deve promover a educação e o treinamento profissional, além da assimilação da língua japonesa. Essa tarefa estaria a cargo do ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar Social.
O documento fala na contratação de intérpretes em português para as Hello Work a fim de ajudar os nikkeis que ainda não dominam a língua local. A instalação de One Stop Sodan Corner em cooperação com as prefeituras seria uma outra forma de ajuda, associado aos balcões de consultas trabalhistas multilíngues com pessoal especializado em temas envolvendo trabalhadores nikkeis.
O governo vai estudar ainda de que forma as empreiteiras e os empregadores podem ajudar no apoio aos nikkeis. O assunto deve ficar a cargo do ministério da Economia, Indústria e Comércio.
Outro ponto do documento fala no monitoramento da contratação dos nikkeis realçando a segurança, a higiene e as condições de trabalho. O Conselho propõe que os empresários adotem uma postura adequada na melhoria das condições de trabalho dos nikkeis, fazendo com que eles possam aproveitar suas habilidades profssionais de forma efetiva.
Os próximos assuntos a serem abordados e que constam no documento do Conselho são sobre o cotidiano dos nikkeis no Japão (moradia, segurança, saúde, etc) e sobre o respeito dos japoneses à cultura dos estrangeiros.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: