segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Prefeituras recadastram beneficiários para receber o auxílio à criança

Com a mudança na lei do auxílio à criança, prefeituras fazem o recadastramento. Quem não fizer o registro terá o benefício cancelado

O governo ainda discute como vai ser o subsídio infantil no próximo ano fiscal. Enquanto isso, o ‘kodomo teate’ no valor de 13 mil ienes mensais está sendo pago para cada criança inscrita no programa. Mas quem não fizer o recadastramento poderá ficar sem as últimas parcelas.

Isso porque houve uma mudança nas regras do subsídio. Quem explica é Noriko Iwatsuki, funcionária do departamento de auxílio infantil da prefeitura de Toyota (Aichi).

Segundo ela, um formulário foi enviado para cada família inscrita do programa de subsídio, mas ainda nem todos enviaram de volta à prefeitura. “Se a pessoa não enviar o formulário até o dia 31 de março, não receberá as parcelas referentes a outubro em diante, por isso solicitamos que façam o recadastramento”, recomenda.

Quem ainda não enviou o formulário de recadastramento seja por mudança de endereço ou qualquer outro motivo, pode se dirigir diretamente à prefeitura, munido do carimbo, da caderneta do banco, e do hokesho, que é a carteirinha do seguro saúde da criança.

O ‘hokensho’ do titular da conta também deve ser apresentado. Esse é o procedimento na prefeitura de Toyota. O trâmite não é muito diferente em outras cidades. O ‘kodomo teate’ abrange crianças até 15 anos.

Andréia tem três filhas, e a mais velha está recebendo a ajuda pelo último ano. “Do valor que eu recebo hoje, vai cair pra metade a partir do próximo recebimento que eu vou ter, porque a minha filha já está terminando o ensino fundamental.

Então, acho que a diferença vai ser grande e vai fazer falta sem dúvida nenhuma”, diz. Mais informações podem ser obtidas no departamento de auxílio à criança, chamado em japonês de ‘kodomo katei ka’ na prefeitura de cada cidade.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: