quarta-feira, 20 de junho de 2012

Toyota vai reduzir mais a sua produção no Japão

A fábrica filial Kanto Auto Works Ltd. na província de Shizuoka já cortou sua produção em 100 mil unidades.

Fábrica da ToyotaToyota Motor seguirá reduzindo sua capacidade de produção nacional para chegar a 3,1 milhões de unidades em 2014, uma queda de mais de 10% ou 500 mil veiculos menos em comparação ao nível projetado para este ano. O objetivo é criar uma estrutura que permita ajustar sua produção de maneira flexível, revelou ao Nikkei.

Antes da crise global de 2008, a capacidade nacional da Toyota chegou a arredores de 3,9 milhões de veículos.

Desde então, a fábrica filial Kanto Auto Works Ltd. na província de Shizuoka já cortou sua produção em 100 mil unidades. Este ano, com a integração de dois das três linhas de montagem numa unidade da província de Aichi, a produção diminuirá ao redor de 3,6 milhões de unidades.

A parte, Daihatsu Motor, que fabrica alguns modelos da Toyota, reorganizou suas fábricas de Osaka e Kyoto mas as filiais Toyota Industries Corp. e Toyota Auto Body Co. planejam transferir sua produção de veículos de exportação para as fábricas do exterior.

Toyota também planeja investir na reparação de velhas linhas de montagens para reduzir custos, assim como estabelecer um forma que lhe permita ajustar a produção mensalmente. Os sistemas flexivéis de produção já estão operando em algumas fábricas, incluindo uma nova unidade na região Tohoku.

Apesar da Toyota ter deixado de produzir 800.000 veículos desde a crise de 2008, o novo sistema permite recuperar a produção de 200.000 a 300.000 veiculos sempres que haja necessidade de demanda.

Diante deste quadro, as perspectivas para 2013 são incertas.

A empresa não pretende demitir pessoal, porém não se sabe que impacto esta política de trabalho trará para as pequenas e médias fábricas que funcionam em torno dela, onde trabalham uma grande maioria de estrangeiros.

Toyota planeja construir 8,65 milhões de veículos este ano em todo mundo, dos quais 5,25 milhões se fabricarão no estrangeiro. Em 2015 esta quantidade se elevará para 6,8 milhões de unidades com uma produção mundial de 10 milhões de unidades.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: