sábado, 2 de março de 2013

Emprego melhora no Japão pelo terceiro mês consecutivo

Consumo privado também aumenta

Emprego melhora no Japão pelo terceiro mês consecutivoA taxa de desemprego no Japão em janeiro foi de 4,2%, com redução de um décimo em comparação com o mês anterior, de acordo com o relatório preliminar divulgado hoje pelo Governo japonês.

O número de desempregados em janeiro ficou em 2,73 milhões, 180 mil menos do que no mesmo mês em 2012, ou 6,2% interanual. O número de pessoas empregadas no mês passado no arquipélago foi de 62,28 milhões, 170 mil pessoas a mais que no mesmo período do ano anterior ou 0,3% interanual.

A oferta de trabalho melhorou significativamente em janeiro pelo terceiro mês consecutivo e chegou a 85 empregos oferecidos para cada cem candidatos a emprego, em contraste com as 83 vagas de dezembro.

O governo divulgou também os gasto dos lares correspondente a janeiro, mês em que a cifra aumentou 2,4% em relação ao mesmo mês de 2012 para 288.934 ienes por lar com duas pessoas ou mais segundo dados difundidos pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.

Enquanto isso, a renda média por lar aumentou 1,1% e ficou em 433.858 ienes. O gasto de janeiro caiu em alguns setores como o de habitação (- 6,9%), vestuário e calçado (- 6,7%) e aumentou no de educação (9,4%), transporte e comunicação (8,7%). Estes dados são considerados essenciais para avaliar a evolução do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).
Fonte: IPC Digital com Efe

Nenhum comentário: