quarta-feira, 26 de junho de 2013

Montadoras japonesas vão investir pesado em autopeças de fibra de carbono

Objetivo das grandes montadoras é criar um carro mais leve econômico.

General Motors Co. está trabalhando para incorporar partes de fibra de carbono em modelos de carros que tem grande produçãoAs grandes montadoras de carros japoneses vão trabalhar em conjunto com a Universidade de Tóquio, a partir do mês que vem, em um projeto para desenvolver automóveis totalmente construídos por fibras de carbono leve e reforçada.

Graças aos avanços na tecnologia de processamento, os parceiros acreditam que as peças de fibra de carbono para os veículos produzidos em massa poderia ser suprida na segunda metade da década. Já em 2020, eles esperam produzir um veículo 60% mais leve, e altamente seguro.

A fibra de carbono pesa um quarto em relação ao aço, mas é 10 vezes mais resistente. Usando o material de alta tecnologia podem ajudar a melhorar a economia de combustível dos automóveis por mais de 40%. As empresas também vão introduzir nas autopeças, os produtos de fibra de carbono custará pelo menos 10 vezes mais que o aço, o que limita o uso de uma grande proporção de carros de valor alto.

A General Motors Co. está trabalhando para incorporar partes de fibra de carbono em modelos de carros que tem grande produção.

Mitsubishi Rayon Co., Teijin Ltd. , Honda Motor Co., Mitsubishi Motors, Corporation Suzuki Motor Corp e a Universidade de Nagoya também irão participar. O Ministério da Economia, Comércio e Indústria vai apoiar o projeto, fornecendo cerca de 4 bilhões de ienes em subsídios neste ano fiscal e dezenas de bilhões de ienes ao longo de cinco a 10 anos.

A fibra de carbono é difícil de fabricar e processar. A Universidade de Tóquio e os fabricantes de fibra de carbono estão a procura para desenvolver tecnologias básicas para superar esses problemas. Assim fazendo que os custos de peças podem ser comparadas ao mesmo nível que as peças de aço. Aço e alumínio são resistentes ao calor e atrito, tornando-os o ideal para peças como rolamentos e as peças localizadas ao perto do motor.

O projeto irá considerar fatores como aplicações e custos ao mudar para fibra de carbono. Um carro que tenha 30% das peças de aço substituídas por fibra de carbono resultaria em uma redução de peso de 30%. Portanto, para realizar um corte de 60%, os corpos de automóveis e chassis adequados para a fibra de carbono será ainda concebido.

O mercado mundial de fibra de carbono para automóveis totalizaram cerca de 2.000 toneladas em 2011, de acordo com a Toray Empresarial Business Research, que estima que o número vai saltar para dezenas de milhares de toneladas na próxima década.
Fonte: IPC Digital

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