terça-feira, 11 de junho de 2013

Empresas japonesas mostram otimismo entre abril e junho

Resultado sugere que a radical política econômica japonesa está impulsionando a moral nas empresas

Fábrica da Nissan Motor em Iwaki, em Fukushima, no Japão: sentimento econômico medido junto às maiores fabricantes do país ficou positivo em 5.0 entre abril e junhoPela primeira vez em três trimestres, as indústrias japonesas reportaram otimismo com suas condições de negócio entre abril e junho, apontou uma pesquisa do governo nesta terça-feira, sugerindo que a radical política econômica japonesa está impulsionando a moral nas empresas.

O sentimento econômico medido junto às maiores fabricantes do país ficou positivo em 5.0 entre abril e junho, contra um resultado negativo em 4.6 entre os meses de janeiro e março, apontou o levantamento conduzido pelo Ministério das Finanças em conjunto com o Instituto de Pesquisa Econômica e Social, um braço do Gabinete executivo.

A expectativa é que o índice suba para 16.6 entre julho e setembro, mostrou a pesquisa. O resultado anterior havia projetado um número positivo em 10.1 para o mesmo período.

As grandes empresas japonesas esperam elevar o gasto de capital em 7,2 por cento no ano fiscal iniciado em abril, contra uma perspectiva de diminuí-lo em 6,5 por cento mostrada na última divulgação do índice, sinalizando que as companhias estão cada vez mais dispostas a aumentar investimentos.

O resultado vem a público antes da aguardada pesquisa "tankan" do sentimento de mercado das empresas, divulgada pelo Banco do Japão em 1o de julho.
Fonte: Exame com Reuters

Nenhum comentário: