sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Sindicatos da Toyota buscarão primeiro aumento salarial em cinco anos

Outras centrais poderão seguir o exemplo

Sindicatos da Toyota buscarão primeiro aumento salarial em cinco anosA Federação dos Sindicatos de Toyota vai instruir os seus membros, pela primeira vez em cinco anos, para buscar um aumento salarial nas negociações com a empresa que começarão na próxima primavera, informou agência Reuters.

A iniciativa dos sindicatos da montadora, será a primeira de uma grande central de trabalhadores no país, poderá marcar o caminho para que outros grupos solicitem um reajuste nas renumerações.

A depreciação do iene, impulsionado por uma política econômica agressiva implementada pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, tem fortalecido a renda dos grandes exportadores japoneses.

Abe pediu para as empresas do país para aumentar os salários dos seus trabalhadores para impulsionar o consumo doméstico e derrotar a deflação que já dura quinze anos no país.

No entanto, as empresas estão mantendo certa cautela a respeito. Em setembro, a receita total de assalariados no país cresceu apenas 0,1% ano a ano, segundo informações da Reuters.

A última vez que a Toyota aprovou um aumento salarial foi em 2008.

Em outubro, o presidente da empresa japonesa, Akio Toyoda, disse que iria considerar a transferência de uma parte do aumento das receitas da empresa aos empregados por meio de um aumento salarial.
A Federação de Toyota reúne 321 sindicatos.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: