sexta-feira, 11 de abril de 2014

Balcão de informações para brasileiros em Nagoya

O serviço, criado pela Associação Amigos do Brasil, começará a funcionar no dia 22 no Consulado de Nagoya

Consulado do Brasil em Nagoia (Aichi) contará com o serviço do Centro de Atendimento ao EstrangeiroA partir do dia 22 de abril, o Consulado do Brasil em Nagoya (Aichi) contará com o serviço do Centro de Atendimento ao Estrangeiro. Será um balcão no qual os brasileiros poderão tirar dúvidas ou buscar orientação gratuitamente sobre diversos assuntos, como saúde, trabalho, educação, assistência social, vida cotidiana entre outros. Os atendimentos serão feitos duas vezes por semana.

Um memorando de entendimento com validade de um ano nesse sentido foi assinado na quinta-feira pela consulesa Ana Maria Sampaio Fernandes e pelo presidente da organização sem fins lucrativos – NPO – (new) SAB – Associação Amigos do Brasil, de Minokamo (Gifu), Edilson Kinjo, e também autor da proposta.

Kinjo deverá se revezar no atendimento aos brasileiros no Consulado com Romeu Funatsumaru, da NPO Koryunet, de Ichinomiya (Aichi), que também tem experiência na área.

Os atendimentos serão dados duas vezes por semana, sendo inicialmente as terças e quintas-feiras, das 9h às 13h. "Vamos avaliar a procura por este serviço. Se aumentar, passamos para atender nas segundas e sextas-feiras, que são os dias em que temos maior movimento no Consulado", disse a cônsul adjunta Gabriela Resendes.

Kinjo explicou que esse tipo de atendimento já era dado na NPO que dirige em Minokamo. "Não resolveremos o problema de ninguém. Mas daremos orientação para as pessoas poderem buscar uma solução aos seus problemas", explicou Kinjo.

Segundo ele, há alguns anos os problemas que mais geravam a procura por orientação eram sobre trabalho. "Hoje temos demanda na área de saúde e muitos casos relacionados a crianças com necessidades especiais ou ainda casos de idosos que não conseguem trabalho", disse. Segundo ele, há muita informação que a comunidade não tem conhecimento, problema que poderá ser sanado com o início do Projeto Centro de Atendimento ao Estrangeiro.

Os problemas mais simples deverão ter resposta pronta, segundo Kinjo. "Mas no caso daqueles mais complexos vamos pedir um tempo para enviar as informações que a pessoa precisa por e-mail", explicou.

A consulesa Ana Maria gostou da proposta. "É uma iniciativa modernizadora e é uma resposta às dificuldades que os brasileiros têm de buscar assistência", disse, acrescentando que este serviço seguirá junto dos Consulados Itinerantes também.

DESPEDIDA
Ana Maria considerou que fechou seu período frente ao Consulado de Nagoya com chave de ouro ao assinar o memorando de entendimento que cria o Projeto Centro de Atendimento ao Estrangeiro.

"No próximo dia 15 eu volto para o Brasil. Para mim foi uma experiência importante conhecer uma comunidade trabalhadora, que procura educar os seus filhos e ao conhecer também brasileiros empenhados em ajudar essa comunidade", disse.

Ana Maria deixa Nagoya após cinco meses e meio à frente do Consulado. Na verdade, no primeiro mês ela acompanhou as atividades até a saída do último cônsul.
Fonte: Alternativa

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