quinta-feira, 5 de junho de 2014

Japão vai aceitar trabalhadores domésticos estrangeiros

Abe quer mais mulheres trabalhando no país

trabalhadores domésticosO Governo do Japão decidiu ativar um plano que permitirá a contratação de estrangeiros para serviços domésticos, uma medida destinada a potenciar uma maior integração da mulher japonesa no mercado laboral do país asiático.

A legislação necessária poderá ser aprovada no outono, explicaram fontes ligadas ao processo citadas pela agência Kyodo.

O plano permitirá a contratação de não japoneses para a realização de tarefas de limpeza e assistência a crianças e idosos em Tóquio e em outras seis áreas econômicas especiais designadas no plano de reformas estruturais impulsionado pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, e que poderá ser, depois, estendido a todo o país.

Atualmente a legislação japonesa não permite que a população contrate estrangeiros para este setor, apenas os diplomatas ou trabalhadores considerados altamente qualificados possuem esse direito, um grupo que não será superior a 1.200 pessoas segundo os últimos dados do Ministério da Justiça.

Com os números de trabalhadores domésticos muito elevados em relação a outros países, muitas vezes a mulher é obrigada a abandonar o emprego para tomar conta dos filhos e de familiares dependentes pelo que a medida poderá reintegrar no mercado laboral 2,2 milhões de mulheres.

O Japão é um dos países desenvolvidos com uma baixa taxa de emigração -- menos de 2% da população -- e onde existe maior desigualdade no mercado laboral.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: