quarta-feira, 14 de maio de 2014

Jice abre cursos pelo 6º ano no Japão

Curso Preparatório para Recolocação Profissional aos Descendentes de Japoneses teve mais de 20 mil alunos

jice2Com as presenças do cônsul do Brasil em Hamamatsu, José Antonio Gomes Piras, e do cônsul do Peru em Tóquio, Julio Cardenas Velarde, foi realizada nesta terça-feira a cerimônia de abertura do Curso Preparatório para Recolocação Profissional aos Descendentes de Japoneses, edição 2014, no Shimin Kyoudou Center, em Hamamatsu (Shizuoka).

O curso preparatório é uma realização da Jice – Centro de Cooperação Internacional do Japão, em pareceria com o Ministério do Trabalho, Saúde e Bem Estar Social do Japão.

Durante discurso de abertura, Natsuko Horii, gerente do setor de medidas trabalhistas ao estrangeiro, do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social, lembrou que desde a primeira edição deste curso, em 2009, o principal objetivo foi recolocar os estrangeiros que perderam seus empregos em virtude da crise econômica mundial.

“Não se trata de um simples curso cultural, é um curso prático para a obtenção de trabalho e a oportunidade para o primeiro passo no aprendizado da comunicação na língua japonesa”, disse Horii. “Embora haja uma melhora na situação empregatícia, existe uma grande incompatibilidade entre os requisitos da oferta de emprego e as aptidões do candidato. Também existe uma forte tendência de exigências de um alto nível de proficiência da língua japonesa dos estrangeiros por parte das empresas, por isso, mesmo que haja algumas ofertas de emprego, caso o candidato não possua um certo grau de conhecimento da língua japonesa, existirá uma grande dificuldade para conseguir trabalho.”

COSTUMES E CULTURA
Para Satiko Yamano, presidente da Jice, “além da prática da língua japonesa, é importante adquirir conhecimentos em relação aos costumes e cultura que fazem parte do cenário do diálogo com os japoneses e desta maneira adquirir a capacidade de uma comunicação harmônica na comunidade local e no ambiente de trabalho”.

No entender de Yamano, “a visão pelo lado de quem contrata e faz admissões, vai além de observar a capacidade de comunicação do candidato, se estendendo para algumas características da personalidade, como confiabilidade e sinceridade”.

A brasileira Márcia Ito representou a classe de estudantes e durante discurso em japonês lembrou das dificuldades enfrentadas ao chegar no Japão com 17 anos de idade. “Consegui aprender aos poucos a língua japonesa e quando eu saía, reparava nas várias placas e conseguia entender o katakana, hiragana e kanji. Mas tive problemas quando conversava com colegas de trabalho e superiores, foi quando percebi que meu japonês ainda era insuficiente e pela apresentação de um amigo participei do curso preparatório da Jice”. Márcia vai cursar o N3 para prestar o Exame de Proficiência em Língua Japonesa.

GRATUITO
O curso preparatório da Jice tem três níveis: N1 para iniciantes; N2 para intermediários que conhecem um pouco de katakana, hiragana e desejam se comunicar de forma correta e polida e N3 para quem domina katakana, hiragana e kanjis básicos e deseja aprender a maneira correta de falar no ambiente de trabalho ou com clientes.

O curso é gratuíto e dura dois ou três meses e também ensina a preencher corretamente a ficha de emprego ou currículo (rirekisho), o comportamento durante uma entrevista de emprego, a maneira de trabalhar dos japoneses, legislação do Japão e visita ao local de trabalho.

Este é o sexto ano de atividades do curso da Jice. Até o ano passado, mais de 20 mil pessoas participaram do curso. Para este ano está previsto a realização de 211 classes em 13 províncias, sendo hoje a primeira cerimônia de abertura do ano.

Confira a lista das cidades e locais onde estão sendo ministrados os cursos JICE: http://sv2.jice.org/jigyou/tabunka_p_jisshi.htm.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: