sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Japão: celulares bloqueados estarão proibidos a partir de maio

A decisão foi anunciada nesta sexta-feira, durante uma reunião de especialistas e funcionários do governo

operadoras no japaoO Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão determinou para maio de 2015 o início da vigência de uma medida que proíbe as operadoras de comercializarem telefones celulares bloqueados.

Segundo a emissora NHK, a decisão foi anunciada nesta sexta-feira, durante uma reunião de especialistas e funcionários do Ministério, em Tóquio.

Atualmente, as operadoras do Japão oferecem celulares bloqueados que funcionam somente com o cartão SIM da companhia onde o usuário fez o contrato, não permitindo que ele mude de empresa usando o mesmo aparelho.

Por exemplo, se uma pessoa resolve comprar um iPhone em uma loja da SoftBank, não é possível utilizar o aparelho com cartão SIM de outra operadora, como Docomo ou Au.

Alguns especialistas, no entanto, alertam que a medida pode obrigar as operadoras a suspender algumas promoções e o pagamento parcelado do celular, exigindo compra à vista.

Aparelhos desbloqueados, como o iPhone, por exemplo, podem ser atualmente comprados diretamente nas lojas da fabricante Apple.

O projeto também prevê a possibilidade do usuário cancelar um contrato com a operadora até um certo período, sem a necessidade de pagar multas ou outros encargos que não sejam as taxas pré-estabelecidas.

Com a nova medida do governo, os usuários poderão trocar de operadora sem precisar adquirir um novo celular. Será possível, também, viajar ao exterior e usar o aparelho colocando o cartão SIM de uma empresa local.

O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações espera que as companhias passem a oferecer melhores serviços e taxas mais baratas para não perder clientes.

O governo também estuda oferecer mais pontos gratuitos de internet sem fio, com conexão wi-fi, em uma área abrangente de Tóquio, visando a Olimpíada de 2020.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: