segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prefeitos discutem em Tokyo a presença dos trabalhadores estrangeiros no Japão

trabalhadores estrangeirosOs prefeitos das cidades com maior concentração de estrangeiros no Japão se reuniram hoje em Tokyo para mais um fórum de discussões. Os representantes de Gifu, Aichi e Nagano falaram sobre a Educação das crianças. Shiga, Mie e Okayama, sobre a convivência multicultural. Shizuoka e Gunma, sobre as medidas a serem tomadas em caso de desastres naturais.

Durante a apresentação, o prefeito de Oizumi Murayama Toshiaki comentou sobre o trabalho voluntário que os brasileiros e os peruanos da cidade organizaram para ajudar as vítimas do terremoto de Tohoku e falou também da necessidade das informações em casos de desastres naturais serem passadas com palavras mais simples e fáceis. A necessidade de ter mais estrangeiros participando dos treinamentos para emergências também foi colocada.

O prefeito de Kosai Hajime Mikami comentou sobre o prazo de permanência dos estagiários estrangeiros. Pelo sistema agora vigente, a mudança de nacionalidades e línguas é constante e o prefeito afirma que é difícil para as administrações locais estabelecerem políticas de assistência numa situação dessas. O prefeito da cidade de Ohta, Masayoshi Shimizu, ilustrou o problema. Ele disse que na região dele está aumentando a presença de trabalhadores vietnamitas e ele já está preocupado com a barreira da língua.

Para os brasileiros que foram acompanhar as discussões, a preocupação dos prefeitos em relação aos desastres naturais foi o ponto mais importante. ¨Eles falaram até em colocar legenda em português¨, disse Helena Yamagata, que trabalha no Kaigai Nikkeijin Kyokai.

Representantes do governo central também participaram das discussões, registraram os pedidos dos prefeitos e explicaram sistemas que existem e que já podem ser utilizados、como o curso de desastres naturais, que foi disponibilizado em português na página do Ministério de Assuntos Internos. Você pode conferir o material no link abaixo.
http://open.fdma.go.jp/e-college/foreigners/foreigners_po.html
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: