quarta-feira, 11 de março de 2015

Japão quer treinar estrangeiros para chefiar produção de empresas japonesas no exterior

fabrica-linha-carro-japaoO governo do Japão quer incentivar o crescimento de empresas japonesas no exterior através de um novo programa de treinamento de trabalhadores estrangeiros para cargos de gerenciamento e liderança, informou o jornal Nihon Keizai Shimbum.

O programa é projetado para cargos específicos, incluindo líderes de produção, gerentes de fábrica e técnicos em manutenção de equipamentos.

A estrutura básica do programa será elaborada durante o mês de março e o governo pretende lança-lo no início do ano fiscal de 2015.

As empresas japonesas empregam cerca de 4 milhões de trabalhadores em subsidiárias no exterior, de acordo com uma pesquisa do governo realizada no último trimestre.

Grande parte dos setores dessas subsidiarias são lideradas por japoneses devido a escassez de profissionais estrangeiros capacitados para os cargos de chefia.

O governo espera que o programa possa treinar e capacitar milhares de estrangeiros todos os anos, aproveitando a forte demanda de empresas como a Toyota e Komatsu.

Para o novo programa, o governo prevê uma revisão na lei de imigração para acrescentar um novo status de permanência aos estrangeiros que participam do programa.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: