terça-feira, 24 de março de 2015

Sistema de identificação japonês “My Number” pode oferecer riscos, dizem especialistas

my-numberA indústria de TI (Tecnologia da Informação) do Japão está animada com a implantação do novo sistema único de identificação, apelidado de My Number.

Em outubro, os municípios começarão a emitir um número de identificação de 12 dígitos para todos os residentes. Inicialmente, o novo método de identificação será usado para rastrear o pagamento de impostos e de benefícios do governo. A partir de janeiro de 2018, dados pessoais também serão ligados ao novo sistema, como endereço, movimentações e dados bancários.

Algumas empresas de tecnologia, como NEC e Hitachi, já estão de olho no orçamento do programa, estimado em ¥3 trilhões.

Mas o lado negativo do novo sistema único de identificação é risco de roubo de informações, como os que ocorrem em países que possuem sistemas semelhantes.

Desde 2006, os EUA registraram 11,7 milhões de casos de violações de dados envolvendo o Número do Seguro Social, sistema semelhante ao My Number.

Na Coreia do Sul o sistema mostrou ainda mais fragilidade quando o país registrou um grande vazamento de informações em 2014 que atingiu 80% da população, o que obrigou o governo a reconstruir a rede e emitir novos números de identificação.

“Hackres são capazes de fazer estragos inimagináveis para as pessoas comuns. Não se pode baixar a guarda.” disse Kenichi Matsumori, representante de uma empresa especializada em softwares de filtragem, ao Nihon Keizai Shimbum.

A empresa oferecerá um software que criptografa arquivos contendo os números de identificação para excluí-los remotamente em caso de um vazamento. A empresa espera arrecadar ¥200 milhões com o novo software até março de 2016.

Uma pesquisa realizada pela Nomura Research, revela que as empresas japonesas não estão preparadas para a implementação do novo sistema. A pesquisa mostrou que 47% da empresas não estão se preparando para My Number.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: