Os analistas atribuíram a queda à campanha do governo que visa promover viagens domésticas
Os principais preços ao consumidor do Japão caíram pelo segundo mês consecutivo em setembro, um sinal de que uma desaceleração da demanda induzida pelo coronavírus está acumulando pressão deflacionária sobre a terceira maior economia do mundo, já afetada pela recessão.Os dados devem aumentar as expectativas de que o Banco do Japão (BOJ) mantenha seu programa de estímulo massivo para amortecer o golpe econômico da pandemia.
Os analistas atribuíram a queda, principalmente, à campanha do governo que visa promover viagens domésticas, destacando a difícil tarefa de apoiar a economia sem empurrar a inflação para longe da meta de 2% do banco central.
“As quedas em agosto e setembro foram causadas em grande parte pela campanha do governo de descontos em viagens”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.
“A fraca demanda do setor de serviços pode exercer uma pressão ainda maior sobre os preços, pelo menos até que o coronavírus seja contido.”
O índice nacional de preços ao consumidor (IPC), que exclui alimentos frescos voláteis, mas inclui energia, caiu 0,3% em setembro em relação ao ano anterior, mostraram dados do governo nesta sexta-feira (23).
Ao eliminar o efeito da campanha de descontos em viagens, os principais preços ao consumidor ficaram estáveis em setembro em relação ao ano anterior, mostraram os dados.
Os dados estarão entre os fatores que o BOJ examinará na revisão da taxa da próxima semana. Pessoas familiarizadas com o pensamento do BOJ disseram à Reuters que o banco provavelmente reduzirá suas previsões econômicas e de preços para o atual ano fiscal.
A economia do Japão sofreu sua maior queda no pós-guerra no segundo trimestre do ano, e os analistas esperam que qualquer recuperação seja modesta devido ao baixo consumo e gastos de capital.
Enquanto a demanda por bens duráveis está aumentando, as políticas de distanciamento social e os temores sobre o ressurgimento de infecções continuam pesando sobre o consumo de serviços.
Como parte dos esforços para resgatar o enfermo setor de turismo do Japão, o governo iniciou em julho a campanha Go To Travel, oferecendo descontos para viagens domésticas que deve durar até janeiro do próximo ano.
Fonte: Alternativa com Reuters
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