quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Bounenkai: 87% das empresas no Japão pretendem cancelar festas de fim de ano devido ao coronavírus

Pesquisa da Tokyo Shoko Research ouviu cerca de 10 mil empresas

bounenkai
Quase 90% das empresas japonesas planejam cancelar as festas de fim de ano e de ano novo para evitar a disseminação da Covid-19, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira (19), ressaltando a dor que a pandemia de coronavírus está causando em uma economia já fraca.

As festas de confraternização de fim de ano e de ano novo (bounenkai e shinnenkai), com muita bebida alcoólica, são uma tradição na cultura corporativa japonesa, fazendo de dezembro e janeiro uma alta temporada para restaurantes.

Não esse ano. Com números recordes de Covid-19 relatados em todo o Japão, o primeiro-ministro Yoshihide Suga disse que o governo estava procurando endurecer as diretrizes sobre comer fora, o que afetaria bares e restaurantes já prejudicados pela queda nas vendas devido às políticas de distanciamento social.

Em uma pesquisa com cerca de 10 mil empresas, 87,8% disseram que não planejam realizar festas de fim de ano ou de ano novo, de acordo com o centro de estudos privado Tokyo Shoko Research.

Em Tóquio, 90,2% das empresas planejam renunciar à realização dessas festas, mostrou a pesquisa.

“Enquanto o governo continua com campanhas para revitalizar o consumo, as empresas parecem estar se concentrando em evitar que seus funcionários sejam infectados”, disse a Tokyo Shoko Research em um relatório.

Alguns analistas atribuem o ressurgimento das infecções à campanha do governo para descontos em viagens domésticas (Go To Travel) e jantares fora (Go To Eat), que visa apoiar as indústrias de turismo e restaurantes em dificuldades.

“Mais uma vez, peço aos cidadãos que fiquem atentos ao tomar precauções básicas”, disse Suga a repórteres nesta quinta-feira, enfatizando o risco de infecções, especialmente em restaurantes.

“Pedimos que as pessoas participem de jantares de forma calma, sem falar muito alto e tirando a máscara somente na hora de comer. Vou fazer o mesmo a partir de hoje”, acrescentou.
Fonte: Alternativa com Reuters

Nenhum comentário: