terça-feira, 22 de agosto de 2023

Falências de pequenas e médias empresas aumentam mais de 50% no Japão

Isso se deve, em grande parte, ao vencimento de empréstimos tomados durante a crise da Covid-19

falências de empresas
Pequenas e médias empresas estão enfrentando falências em um ritmo acelerado após a pandemia, com um aumento significativo nos casos em comparação ao pico da Covid-19, informou o jornal Asahi na segunda-feira (21).

Qual é o motivo?
Isso se deve, em grande parte, ao vencimento de empréstimos tomados durante a crise, que eram praticamente sem juros e não exigiam garantia. Em maio, houve um aumento anual de 34,3% (704 casos) nas falências e, em julho, um aumento de 53,7% (758 casos) em relação ao ano anterior, segundo a Tokyo Shoko Research Ltd.

Esses empréstimos, apesar de terem ajudado as empresas a manterem o fluxo de caixa durante os tempos difíceis, agora representam um peso para muitas delas, que enfrentam desafios para quitar as dívidas.

As autoridades cobriram os juros dos empréstimos por três anos, mas, se os empréstimos não forem pagos, o ônus recai sobre os contribuintes. Havia preocupações de que os empréstimos apenas "prolongassem a vida" de empresas que, de fato, não possuíam capacidade de gerar lucros.

Setores mais afetados
O setor de serviços, especialmente a indústria de restaurantes, foi o mais afetado, com um aumento substancial nos casos de falência.

Enquanto alguns setores, como o hoteleiro, estão se recuperando com o aumento do turismo interno após a reclassificação da Covid-19, a indústria de restaurantes continua em declínio, enfrentando desafios como o fim de subsídios e o aumento dos custos operacionais.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: