terça-feira, 1 de agosto de 2023

Produção industrial do Japão aumenta, sinalizando recuperação modesta

A produção industrial do Japão subiu 2% em junho ante o mês anterior, liderada por fabricação vigorosa de novos automóveis em meio à forte demanda no país e no exterior

produção industrial do Japão
A produção industrial do Japão se recuperou em junho, fixando um ganho o qual sugere uma recuperação modesta no segundo trimestre.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Indústria na segunda-feira (31), a produção em fábricas aumentou 2% em comparação a maio, recuperando-se do mês anterior e liderada por aumentos na produção de carros e dispositivos eletrônicos.

Economistas haviam previsto um avanço de 2,4%.

Os dados apontam para uma recuperação em curso na terceira maior economia do mundo, auxiliada pelo restabelecimento das redes de fornecimento, apesar de sinais de desaceleração no exterior.

“A recente aceleração na produção de automóveis é um fator positivo”, disse Chisato Oshiba, economista no Dai Ichi Life Research Institute. “Exportações de carros também estão se recuperando, então espero que a tendência de recuperação global continue, embora não seja necessariamente o caso para outros maquinários”.

Um retorno de turistas do exterior vem aumentando o consumo no Japão comparado com o ano anterior, parcialmente porque o iene mais fraco aumenta seus poderes de gastos.

Em junho, o número de visitantes estrangeiros voltou para mais de 70% dos níveis pré-pandemia, chegando a mais de 2 milhões, de acordo com o Organização Nacional de Turismo do Japão.

Contudo, consumidores no país enfrentam circunstâncias mistas em função de que a inflação continua a superar o aumento em seus salários.

Fatores no exterior, como o impacto de continuada restritividade política monetária e mais desacelerações na economia chinesa poderiam afetar o Japão também.

Analistas esperam que a economia do Japão registre outros 3 meses de crescimento no segundo trimestre, embora a um ritmo mais lento do que no primeiro.
Fonte: Portal Mie com Japan Times

Nenhum comentário: