segunda-feira, 5 de abril de 2010

A 44ª edição da Hanamatsuri

Festa religiosa que celebra nascimento de Buda acontece de 5 a 10 de abril, na Liberdade, em São Paulo, com chá doce e flores. Também existe a versão curitibana da festa.

A 44ª edição da Hanamatsuri, ou Festa das Flores, será realizada de 5 a 10 de abril, na Praça da Liberdade. De segunda a sexta, o evento acontece das 10 às 16h, e no sábado das 10 às 13h.
Organizada pela Federação das Escolas Budistas do Brasil, a festa é religiosa e gratuita. Os interessados em participar ganham o chá adocicado, importado do Japão. Apesar de doce, ele não leva açúcar. A organização da festa calcula que cerca de sete mil pessoas passem para tomar a bebida típica.
Além do chá, uma revista de introdução ao budismo é distribuída gratuitamente aos visitantes. Não é obrigado, mas quem quiser pode fazer oferendas, destinadas a uma missão religiosa budista, no interior do Brasil. No sábado, 10 de abril, além do chá servido, uma procissão sai às 11h, da Praça da Liberdade, e percorre três ruas do bairro. O destaque da procissão é um grande elefante branco carregando o pequeno Buda em um altar repleto de flores, simbolizando o jardim onde ele nasceu.
Crianças vestidas de quimono acompanham a imagem. Acredita-se, no budismo japonês, que quem homenageia o Buda na ocasião do seu aniversário fica abençoado e tem seus pedidos atendidos.

Outra cidade, quase a mesma festa
Em Curitiba, a Festa das Flores também já tem dia marcado. Ela será realizada nos dias 10 e 11 de abril, das 11 às 22h (no sábado, 10) e das 11 às 21h (no domingo, 11). O local da celebração será o Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, em frente ao Palácio Iguaçu).
Assim como a festa em São Paulo, a Hanamatsuri curitibana também reverencia Buda, mas a programação não é apenas religiosa. Haverá, além da comemoração do nascimento de Buda, uma programação com apresentações culturais japonesas, incluindo grupos de dança, música e artes marciais.
Outra atração da festa na capital do Paraná é uma grande praça de alimentação, a partir das 12h, com comida típica japonesa, além de uma feirinha com venda de artesanato, destacando-se origami, arte em bambu, ideogramas, móbiles, mangá e bonecas.

História
Em São Paulo, a Hanamatsuri é celebrada desde 1966, na Liberdade. O elefante branco que carrega a imagem de Buda em cortejo teria aparecido num sonho da rainha, mãe de Xaquiamuni, anunciando o nascimento de Buda. A imagem do elefante foi feita pelo escultor Olyntho Tahara, a pedido da Abrademi – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações.
A Festa das Flores é uma forma de adeptos do budismo celebrar o Buda menino. Quem quer homenagear o Buda vai até o altar, chamado de Hanamidô, recolhe o chá adocicado em uma concha e derrama sobre a cabeça da imagem, repetindo esse gesto três vezes.

No mundo
Pelo mundo, o nascimento de Buda é celebrado em diversos países. No Japão, o mês quatro é dedicado à celebração, mas, dependendo do calendário lunar chinês, ele pode ser em abril ou maio. Portanto, dias 8 de abril e 8 de maio são reservados para a festa em muitos templos japoneses, apesar de não ser um feriado nacional. A festa se assemelha à realizada na Liberdade, em São Paulo. As pessoas tomam uma bebida preparada com hortênsia e jogam parte dela em estátuas de Buda decoradas com flores.
Na Índia, Buda é lembrado especialmente em Sikkim, Ladakh, Arunachal Pradesh, Bodh Gaya e Maharashtra, onde 6% da população são budistas. As pessoas vestem branco e é servida comida vegetariana. Entre as guloseimas típicas da festa indiana está o kheer, um mingau de arroz doce, servido para lembrar a história de Sujata, uma donzela que teria oferecido a Buda uma tigela de leite.
Na Coréia, lanternas são usadas para decorar os templos durante o mês da comemoração. No mesmo dia do aniversário, comida e chá são oferecidos gratuitamente para as pessoas que visitam os templos.
Já no Nepal, o nascimento de Buda é reverenciado durante um mês inteiro. O dia é chamado de Buda Purnima e também celebra o dia do Iluminismo. Roupas brancas são usadas e comida não vegetariana é proibida.
Fonte: Ig Turismo



Nenhum comentário: