segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Governo prioriza ensino da língua japonesa aos nikkeis

Iniciativa pública visa a fazer com que latinoamericano aprenda idioma antes mesmo de vir ao Japão
O aprendizado da língua japonesa para os nikkeis e familiares no Japão é um dos pontos proritários das Diretrizes Básicas para os Nikkeis Residentes no Japão, documento divulgado em agosto pelo Conselho para Promoção de Medidas aos Nikkeis do gabinete ministerial japonês.
O documento elaborado pelo órgão ligado diretamente ao primeiro-ministro está divido em cinco pontos e traça sugestões de medidas a serem tomadas em benefício dos descendentes de japoneses e familiares vivendo no país. O primeiro deles trata do aprendizado do idioma japonês no país e leva o título de “Para Viver o Dia a Dia Falando Japonês”.
Segundo o conselho, “para ser aceito na sociedade japonesa, é preciso assimilar a língua como uma ferramenta de comunicação com a população local”. O governo reconhece que grande parte das dificuldades da comunidade – envolvendo educação, trabalho, saúde, assuntos administrativos e outros problemas cotidianos – tem origem no desconhecimento da língua. O ensino seria o primeiro e principal passo para a integração dos imigrantes à sociedade e para que esta entenda seu modo de viver.
Para alcançar esse objetivo, o órgão afirma ser preciso criar uma estrutura para que eles assimilem a língua japonesa necessária para evitar tais problemas e garantir um bom convívio com a sociedade local. O plano do governo, na prática, é criar um programa nacional de ensino da lingua japonesa com material didático, padrões de avaliação e preparação e orientação de educadores e professores. A execução ficaria a cargo do Ministério da Educação, Ciências e Tecnologia.
Levando em conta que cada indivíduo tem facilidades e dificuldades diferentes nessa área, as diretrizes preveem a criação de um sistema paralelo de consultas multilíngues para fornecer informações mínimas necessárias à vida cotidiana dessa população. A medida temporária visa a evitar o surgimento de problemas enquanto os latino-americanos ainda não dominam o idioma japonês.
O governo vai criar ainda um outro programa de assimilação da língua japonesa para nikkeis e familiares que desejam trabalhar no Japão a ser oferecido quando eles ainda estiverem dando entrada na documentação no país de origem. Isso significa que o estudo da língua será incentivado antes mesmo dos nikkeis pisarem em solo japonês. O documento não cita, porém, exigir um certo nível de conhecimento da língua como requisito para expedir o visto.
A elaboração desse programa deve ficar a cargo dos ministérios da Educação, Ciências e Tecnologia e das Relações Exteriores, já que a medida pode envolver órgãos japoneses no exterior.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: