quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centro em Gifu é alternativa na busca de emprego

Local conta com tradutor duas vezes por semana para atender brasileiros
Pouco conhecido dos brasileiros, o Jincha (Jinzai Challenge Center) da capital de Gifu oferece há seis anos apoio na recolocação profissional, com treinamento e oferta de vagas. Administrado pelo governo da província, é mais uma saída para quem busca emprego mesmo para quem não domina o idioma japonês: há intérpretes duas vezes por semana.
Segundo a diretora, Haruko Goto, a entidade recebe por dia de 150 a 200 visitantes. Mas, desde o início das atividades, apenas 170 brasileiros buscaram ajuda, a maioria entre o final de 2008 e meados de 2009, época das demissões em massa de trabalhadores terceirizados.
De acordo com o tradutor Jorge Obata, são realizados pelo menos três eventos mensais, entre feiras para colocar empregadores e desempregados em contato, seminários e palestras. “Os temas variam de como procurar emprego, preencher documentos, preparar currículos e até planejar a vida”, explica. Há ainda o “Job Club”, reunião em que os participantes trocam experiências e discutem assuntos relacionados ao trabalho.
Os interessados que visitam o local pela primeira vez são registrados e recebem orientações por cerca de 50 minutos. No local há computadores para procurar vagas. O Jicha divide a sala com uma filial da agência Hello Work, o que possibilita consultar os dois órgãos na mesma visita. Mas, ao contrário da Hello Work, o Jincha não faz apresentações de serviços. “Auxiliamos o candidato na preparação, preenchimento de currículo e busca de uma vaga. O resto é por conta dele”, frisa Obata.
Goto afirma que a entidade ainda não possui a estrutura ideal para atender estrangeiros, mas espera que, com a contratação do tradutor, possa ajudá-los a voltarem ao mercado-
de-trabalho. “Temos uma ótima estrutura, mas que pouca gente conhece. Estamos nos empenhando para ajudar a todos da melhor maneira possível e ampliar esse atendimento”,
diz a diretora.
O Jincha fica no Shugyoo Shien Center (〒 500-8384 Gifu-Shi Yabuta Minami 5-14-12 2F). Mais informações: (058) 278-1149 ou www.jincha.jp .
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: