domingo, 28 de novembro de 2010

Cresce a contratação de helpers estrangeiros em Shizuoka

A província pode criar um sistema em português para ajudar no recrutamento de mão-de-obra estrangeira para o setor
Entre 2009 e 2010, aumentou o número de asilos que contratam o trabalho de helpers estrangeiros em Shizuoka. Foi o que informou o governo da província, na sexta-feira (26), depois de constatar alta de 78% nesse tipo de contratação. Ainda segundo os dados, o número total de estrangeiros que já exerceram atividade no setor cresceu 60%.
Segundo o governo de Shizuoka - província onde vivem mais de 42 mil brasileiros -, em 2009 haviam 45 asilos que empregavam estrangeiros. Até outubro de 2010, esse número cresceu para 80. O número de estrangeiros empregados saltou de 82 para 131. Deste total, 54 são filipinos, 31 são brasileiros, 14 do Peru, e 11 da China.
O levantamento foi respondido por 349 asilos e maioria disse que o principal problema na contratação de estrangeiros é que eles não conseguem escrever os relatórios diários. Em contrapartida, seriam mais alegres e carinhosos que os helpers japoneses.
Noriaki Aono, funcionário da Secretaria Provincial de Bem-estar de Shizuoka, disse que a maioria dos asilos tem difilculdades crônicas de escassez de mão-de-obra e que está previsto o crescimento das ofertas desse tipo de trabalho no futuro. "Por isso, Shizuoka lançou uma nova política para o setor porque será difícil de cobrir a demanda somente com os japoneses", revelou.
A província pode criar um sistema em português para ajudar no recrutamento de mão-de-obra estrangeira para o setor.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: