sábado, 11 de dezembro de 2010

Casa do Trabalhador encerra atividades

Oficialmente, o órgão público encerra as operações no dia 13, mas no sábado, 11, a Casa já estava desativada
O Escritório Experimental da Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão, com sede em Hamamatsu (Shizuoka), encerra oficialmente as operações no dia 13 de dezembro. No período da manhã de sábado (11) o escritório já foi desativado.
A comunidade brasileira está sendo informada sobre a decisão através de um comunicado na home page do Consulado do Brasil em Hamamatsu e da própria Casa do Trabalhador.
Na porta de entrada do escritório da Casa do Trabalhador também foi fixado um cartaz com os mesmos dizeres emitidos nas home pages:
“O Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu, agradecendo o inestimável apoio da Comunidade Brasileira, das autoridades japonesas e do público em geral para o funcionamento do Escritório Experimental da Casa do Trabalhador Brasileiro no Japão, gostaria de informar que o referido Escritório Experimental deixará de operar a partir de 13 de dezembro próximo, por haver concluído sua missão como projeto-piloto. Os resultados da avaliação sobre o funcionamento do Escritório Experimental determinarão o futuro a ser dado ao projeto”.
Inaugurado no dia 31 de julho deste ano, o projeto inicial da Casa do Trabalhador previa o funcionamento durante três meses, por essa razão foi chamado de Escritório Experimental. Naquela ocasião, estiveram presentes no ato do corte de fitas o diretor do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Eduardo Gradilone Neto; o Ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o prefeito de Hamamatsu, Yasutomo Suzuki e o Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves.
Em novembro, a Casa do trabalhador divulgou o balanço dos três meses de atividades. Foram 745 consultas no período de 31 de julho a 31 de outubro. Desse montante, 670 consultas foram presenciais no escritório e 75 nos atendimentos volantes, acompanhando o consulado itinerante ou eventos.
Ainda dentro desse total, 438 consultas foram sobre assuntos trabalhistas, entre os quais, férias remuneradas, acidentes de trabalho e demissões.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: