quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Empresários estão pessimistas com os rumos da economia

Relatório trimestral foi negativo para o atual trimestre, mas positivo frente as previsões dos analistas
A confiança dos empresários na economia se deteriorou pela primeira vez nos últimos 21 meses, caindo três pontos se comparada ao trimestre anterior, informou na quarta-feira (15) o Banco do Japão (BOJ).
Em seu informe trimestral conhecido como Tankan sobre a conjuntura econômica, o BOJ indicou que o índice de confiança das grandes empresas entre outubro e dezembro se situou a cinco pontos ou três a menos que o trimestre julho-setembro, quando o índice chegou a oito pontos.
No entanto, mesmo com a queda, o resultado superou as expectativas dos especialistas consultados pela agência Kyodo, que esperavam uma queda de cinco pontos, já que a preocupação com os níveis das exportações é grande devido a alta do iene.
O Tankan mostra ainda a porcentagem das empresas que registraram condições favoráveis de negócios frente as que consideram o contrário. Entre as grandes empresas não-manufatureiras, o índice de confiança se situou em um ponto, uma unidade a menos que no trimestre anterior e um ponto acima das previsões.
Os investimentos futuro de capital até o final do ano fiscal de 2010, que termina em março de 2011, aumentaram 2,9% entre as empresas não-manufatureiras e manufatureiras.
A economia japonesa ainda enfrenta o problema da deflação, que entrou no 20° mês consecutivo, e da alta do iene.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: