sábado, 15 de janeiro de 2011

Japão: novo governo para relançar crescimento

O primeiro-ministro japonês de centro-esquerda Naoto Kan empossou esta sexta-feira um novo governo, inclusive um especialista em finanças da direita, para tentar apaziguar a oposição, conseguir a adoção de sua reforma fiscal e abrir o Japão ao livre comércio.
A nova equipe de Kan, que sucede à nomeada há menos de quatro meses, tem 17 componentes, assim como a anterior, e quatro deles são novos no governo.
Os titulares dos principais ministérios - Exteriores, Defesa, Finanças - mantiveram suas pastas.
A única novidade é a chegada de um ex-ministro de Finanças da oposição conservadora, Kaoru Yosano, de 72 anos, ex-ministro das Finanças do último governo conservador deposto em agosto de 2009 pela vitória, nas legislativas, do Partido Democrata do Japão (PDJ), de Kan.
Yosano é partidário de aumentar a taxa ao consumo para reduzir a dívida pública. Ele foi nomeado ministro delegado para a Política Econômica e Orçamentária, com a missão de ajudar o ministro das Finanças, Yoshihiko Noda, de 53 anos, a restaurar o equilíbrio das contas japonesas.
Depois de apenas sete meses no poder, Kan, de 64 anos, sofreu uma forte queda nas pesquisas. Sua taxa de popularidade oscila ao redor de 20%, enquanto a dívida pública é aproximadamente de 200% do Produto Interno Bruto e o envelhecimento da população pesa nas ajudas sociais e no sistema de saúde.
Seu trabalho é mais difícil pois a oposição de direita, liderada pelo Partido Liberal Democrata (PLD, conservador) e o Novo Komeito tomou conta do Senado.
Fonte: G1 com AFP

Nenhum comentário: