quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Sindicatos pedem 1% de aumento à Keidanren

Confederação Sindical Japonesa lança ofensiva para o aumento dos salários
O presidente da Confederação Sindical Japonesa (Rengo), Nobuaki Koga, apresentou ao presidente da Federação das Organizações Econômicas do Japão (Keidanren), Hiromasa Yonekura, a pauta de reivindicações dos trabalhadores para a Campanha Salarial da Primavera (ou Ofensiva da Primavera), conhecida como Shuntou.
As duas entidades fizeram na quarta-feira (19) a 19ª reunião para discutir a situação dos trabalhadores, das empresas e da economia japonesa, na sede da Keidanren, em Tóquio.
A Rengo quer aumento de 1% de ganhos salariais que incluem o salário bruto, o bônus e as horas-extras, além de melhoria das condições de trabalho para os não-regulares. Segundo Nobuaki Koga, os trabalhadores não significam somente custo. "Se as empresas investirem em qualificação e treinamento, os trabalhadores poderão colaborar mais", disse.
Koga disse ainda que os salários dos trabalhadores tiveram o poder de compra reduzido em 5,1% entre 1997 e 2009. A Rengo quer que a recuperação salarial seja de cerca de 1% ao ano durante os próximos cinco anos.
O presidente da Keindaren, Hiromasa Yonekura, disse que "a alta do iene e a deflação tornam a competição global difícil paras as empresas japonesas". Ele não comentou o pedido da Rengo, mas deu a entender que qualquer mudança nos salários será muito difícil.
O presidente da Rengo pediu também aumento de 20 a 40 ienes no salário-hora dos trabalhadores não-regulares.
A duas entidades concordaram que devem trabalhar para construir um ambiente de estabilidade no emprego para os trabalhadores.
A Rengo, maior central sindical do país, deve programar manifestações em todo o país a partir de março.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: