sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sindicato quer expandir informações sobre leis no trabalho

Representante quer que trabalhadores conheçam melhor as leis, e pra isso aplica aulas em cursos técnicos em Aichi

O representante do Sindicato dos Metalúrgicos e Trabalhadores da Indústria (JMIU), Fábio Nishimaki, tenta aumentar o conhecimento de brasileiros sobre leis e normas trabalhistas. Para isso, ele tem visitado cursos técnicos e oferecido aos administradores, a inclusão de uma disciplina que discute a legislação trabalhista.
Fábio Nishimaki tem ministrando aulas de um dia, mas admite que é pouco diante da complexidade do tema.“Infelizmente um dia foi muito pouco. Para poder passar com mais clareza um conteúdo mais extenso seria necessário mais aulas, mas isso não foi possível dessa vez”, relatou.

Mesmo com o pouco tempo, os alunos de um dos cursos de informática subsidiado pela Hello Work puderam aprender sobre vínculo empregatício direto e indireto, férias remuneradas, causas de demissão, seguro desemprego e seguro social, o shakai hoken. O peruano David Higa mora há dez anos no Japão e diz que se tivesse conhecimento do conteúdo aprendido nessa aula, não teria tantas dúvidas com relação à lei trabalhista.

“Daqui para frente se tiver algum problema no serviço, já podemos fazer as coisas certas para resolvê-los”, afirmou. A colega Márcia Alves concorda com David. “Eu achei muito bom, muito útil pra quem está aqui, pretende ficar ou pretende voltar pro Brasil. Acho que vai ajudar muito a sociedade brasileira que tem pouca informação”, comentou.

Grace Ozeki, administradora da escola, explica porque aceitou incluir a aula de leis trabalhistas dentro de um curso de informática. “Dentro dos cursos que estamos realizando pela Hello Work, nós estamos vendo como conteúdo programático pelo curso e pela formação profissional, social do cidadão, que eles precisam saber quais são os direitos deles e também os deveres para todos nós”.

Para o sindicalista, o conteúdo da aula será útil não só para a área de informatíca onde esses alunos pretendem atuar quando se formarem, como também para qualquer relação empregatícia.

“Independente se eles estão fazendo um curso de web design ou não, independente se eles vão estar saindo daqui pra atuar num escritório de publicidade ou abrir o próprio negócio, é importante que eles tenham a noção básica sobre direitos e deveres em relação às normas trabalhistas”, explica.

O objetivo de Fábio agora é expandir essa aula para outros cursos de formação profissional voltados aos brasileiros.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: