terça-feira, 24 de abril de 2018

My Number poderá ser usado em hospitais no lugar do cartão de seguro de saúde

Governo japonês quer ampliar confecção do cartão de identificação, que teve baixa aderência no país
My Number

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão divulgou planos de possibilitar o uso do cartão do sistema My Number como comprovante de seguro de saúde a partir de abril de 2020.

O sistema My Number entrou em vigor em outubro de 2015, garantindo a cada cidadão (japoneses e estrangeiros) uma identificação de 12 dígitos para ser utilizada nos procedimentos realizados em repartições públicas, como prefeituras ou escritório de previdência.

De acordo com uma reportagem da agência Jiji Press, o cartão do My Number, que é confeccionado no guichê de atendimento das prefeituras, foi aderido por apenas 10% da população. Cada cidadão recebeu uma carta de notificação com os dígitos e a confecção do cartão se tornou opcional.

Ao mesclar o sistema de seguro de saúde com o My Number, o Ministério pretende também aumentar a aderência do cartão. A partir de 2020, o cidadão poderá apresentar apenas o My Number nas instituições hospitalares ou farmácias. O chip do cartão terá dados do segurado e mostrará apenas informações básicas, como nome, data de nascimento, sexo e endereço.

Outro objetivo do governo é criar um sistema único que facilite os Serviços de Seguro de Saúde e Reembolso (社会保険診療報酬支払基金), responsável por inspecionar as devoluções do serviço médico e o sistema My Number.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: